quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vá de bike

Título: Vá de bike
Autor: Grant Petersen
Páginas: 230

O livro foi escrito como um manual para os apaixonados por ciclismo, com tópicos relacionados a segurança, equipamentos, orientações, etc. Mas eu achei mais parecido com um relato pessoal e suas preferências sobre isto ou aquilo.

Para quem gosta de ciclismo de fato, não acho que o livro seja de muita ajuda. E se a ideia for atrair novos adeptos aí que o livro falha mesmo: não há nada que possa ser realmente atrativo para o novo ciclista. Enfim, alguns tópicos relevantes, mas não chega a fazer a diferença.

Trechos interessantes:

"Existem pelo menos dois tipos de segurança: ativa e passiva. A segurança passiva é sua capacidade de sobreviver a um acidente; e a segurança ativa é sua capacidade de evitar um." (pág. 39)

"Você está mais seguro quando está usando um capacete e superestimando a proteção deste ou quando está sem capacete e pedalando com mais cuidado? Talvez a resposta seja usar o capacete e esquecer que está com ele, mas é mais fácil falar do que fazer. A maioria das pessoas sabe muito bem quando está com algo na cabeça." (pág. 52)

"Uma bicicleta na chuva, sem para-lama, é como um carro na chuva com a janela aberta." (pág. 111)

"Afirmarei o óbvio: os profissionais a usam [bicicleta de corrida] porque são pagos para isso. Ser pago para usá-la é a única boa razão que consigo pensar para andar nesse tipo de bicicleta." (pág. 189)

"Sou totalmente a favor das instituições beneficentes, mas pedir a pessoas comuns, ou mesmo a empresas, que deem dinheiro para você poder andar de bicicleta, como se você estivesse 'arrecadando fundos',é um pouco demais." (pág. 198)

"Todo mundo que convive com ciclistas conhece casais que dão certo pedalando juntos, mas eles dariam certo pedalando juntos ou não, portanto, não pense que andar de bicicleta faz bem a um relacionamento. Há muitas coisas que podem dar errado se você tentar convencer uma parceira, ou parceiro, relutante a participar de sua paixão." (pág. 204)

Nenhum comentário: