terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Histórias de futebol

Título: Histórias de Futebol
Autor: Luiz Vilela / Fernando Bonassi / Bruno Zeni / Marcelino Freire / João Antônio / Henrique Félix / JoaÃnzanello Carrascoza / Edy Lima / Antônio de Alcântara Machado
Páginas: 96

Livro escolar, da coleção 'O prazer da prosa', para uma leitura rápida enquanto aguardava na sala de espera.

É um livro de contos onde a temática, como o próprio título diz, é o futebol. Aqui há histórias dos mais variados tipos e gostos. Com certeza alguma irá lhe agradar. Livro pequeno, de leitura fácil, mas nem por isso, menos interessante.

Trechos interessantes:

"Meu Deus! Gritou ele. Meu filho vai ser bicha. Credo! Ficou a noite todinha olhando a alma pregada no teto. Não pode ser. Rezou. Chorou. O menino é menina. Ah! Isso não vai ficar assim. Vou treinar o condenado. Vou salvar o moleque." (pág. 38/39)

"Eu estava ali, em grupo, mas por dentro estava era sozinho, me isolava de tudo. Era um sentimento novo que me pegava, me embalava. Eu nunca disse a ninguém, que não me parecia coisa máscula, dura de homem." (pág. 46)

"Já pelo nosso lado, eu era tão-somente um médio-volante mediano, pra não dizer esforçado; Aquiles era apenas um lateral-direito esforçado, pra não dizer grosso; e Lula, por fim, era um jogador grosso, sem posição, pra não dizer uma nulidade. A bem da verdade, nós três estávamos mais para cê-dê-efes do que para cê-dê-bês, isto é, craques de bola." (pág. 61)

"É preciso saber perder, filho, há chutes indefensáveis, a bola às vezes sabe quando será da rede e não do goleiro." (pág. 74)

"-A senhora já viveu muito, não é tia?
-Isso não vem ao caso, afinal, como digo sempre, 'quando acordo de manhã, já estou com o dia ganho'." (pág. 80)

Nenhum comentário: