quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Sozinha mundo afora

Título: Sozinha mundo afora
Autor: Mari Campos
Páginas: 108

Quem nunca sentiu vontade de explorar o mundo, conhecer novas culturas, novas paisagens, novos ares? Acho que todo mundo tem esse desejo. Mas, muitas vezes, mesmo tendo os recursos financeiros, não encontramos ninguém que se disponha e enfrentar esse desafio conosco. E aí o desejo fica apenas no sonho.

Nesse livro a autora tenta desmistificar esse conceito e mostra que é possível viajar sozinha e se divertir, sem se sentir culpada ou entediada. Quando se está aberto a novas experiências tudo é muito mais fácil e não é a falta de companhia que vai te impedir de desfrutar uma viagem interessante. Viajar é muito bom, tanto faz se com companhia ou mesmo sozinho.

Trechos interessantes:

"Quem já experimentou pode afirmar: viajar sozinha eleva a autoestima, amplia horizontes, fortalece, aplaca os medos e economiza anos de terapia em matéria de autoconhecimento." (pág. 12)

"Para quem me pergunta por que eu viajo sozinha, sempre respondo: 'Porque eu adoro a minha própria companhia!' E nenhuma pergunta capciosa costuma vir depois disso, ponto final." (pág. 14)

"Quando abrimos a porta que nos separa de conhecer um mundo diferente do nosso, não podemos mais fechá-la." (pág. 22)

"Em países muçulmanos, por exemplo, evite andar com os cabelos soltos e procure usar roupas discretas - nada muito justo, curto ou decotado. Se você é visita, independente de concordar ou não, respeite o modo de pensar e viver de seus anfitriões." (pág. 30)

"Descobri que sou uma ótima companhia para mim mesma e que posso, sim, sentir prazer em fazer aquilo que gosto sem depender de ninguém. Nem pensei em entrar em uma excursão ou convidar uma amiga. É uma delícia fazer a programação dos seus dias sem ter que levar em conta a vontade de ninguém, apenas a sua." (pág. 89)

"[...]Tem medo, e muito, antes de embarcar, mas quando volta nem lembra por que diabos refletiu tanto antes de partir..." (pág. 108)

Nenhum comentário: