segunda-feira, 25 de julho de 2016

Contos maravilhosos caucasianos - Saga Azerbaijana

Título: Contos maravilhosos caucasianos - Saga Azerbaijana
Autor: Imam Raguza
Páginas: 118

O livro apresenta uma tradução do sueco para o português dos contos comuns aos povos da região do Cáucaso. São contos semelhantes às nossas lendas e que são transmitidos, geralmente, de forma oral de uma geração à outra. Na essência, os contos se assemelham a muitos outros que são comuns à nossa cultura, mudando-se apenas as personagens.

Encontrei o livro por acaso na biblioteca da escola em que trabalho e, mais por curiosidade que por prazer, me dediquei à sua leitura. A história em si é simples, o livro é pequeno e apresenta uma fonte com tamanho grande, possibilitando a conclusão da leitura em poucos minutos.

Trechos interessantes:

"Antes,
ele se orgulhava só de imaginar que,
em nenhum outro lugar do mundo,
houvesse alguém que,
em generosidade,
dele pudesse sequer se aproximar.

Mas agora estava convencido de que,
em verdade,
Ferbad era mais generoso do que ele." (pág. 22/23)

"Com esta voz,
você não pode ser o nosso muezzin.
Entre a sua voz e a dele,
a diferença é tão grande
quanto a distância entre o céu e a terra." (pág. 44/45)

"Somente agora,
eu pude entender
o que significavam
aquelas palavras de minha mãe,
bem como o tipo de pessoas
que eram os meus amigos,
e o quanto me haviam enganado." (pág. 92/93)

Nenhum comentário: