quarta-feira, 22 de julho de 2015

Ideias geniais na matemática

Título: Ideias geniais na matemática
Autor: Surendra Verma
Páginas: 176

O objetivo da obra é fantástico: mostrar os principais teoremas, conceitos e explanações gerais da matemática, de forma simples, de maneira que todos possam entender. Claro que em poucas linhas é impossível esgotar completamente um assunto, por isso são apresentadas apenas pinceladas de cada tópico.

Acho que o principal objetivo é despertar a curiosidade de quem lê e mostrar que a matemática pode ser interessante e não aquele monstro que sempre nos disseram. Se você gosta de matemática, vai achar interessante; se não gosta, quem sabe aqui está a chance de vê-la com outros olhos.

Trechos interessantes:

"'O problema do zero é que nós não precisamos dele para as operações da nossa vida cotidiana', diz o filósofo e matemático britânico Alfred North Whitehead (1861-1947). 'Ninguém sai para comprar zero peixes'." (pág.9)

"A história da trágica morte de Arquimedes é menos conhecida. Quando o general romano Marcellus conquistou Siracusa, uma cidade grega na Sicília, ele deu ordens rígidas para que nenhum mal fosse feito a Arquimedes. Contudo, essas ordens nunca chegaram ao destacamento de soldados romanos que o encontraram em seu quintal desenhando algumas figuras geométricas complexas na areia. Ao ver os soldados Arquimedes gritou: 'Não toquem nos meus desenhos!'. Um dos soldados atravessou uma lança no corpo do grande pensador, quando este poderia bem estar ruminando qualquer coisa a respeito do futuro da humanidade." (pág. 23)

"Andrew Wiles,professor de matemática na Universidade de Princeton, finalmente resolveu o teorema [de Fermat] em 1993. Quando ele estudava no Reino Unido, Wiles viu o teorema em um livro de matemática da biblioteca pública. 'Parecia tão simples, e mesmo assim todos os grandes matemáticos da história não conseguiam resolvê-lo', ele lembra-se. 'Havia um problema, que eu, um garoto de dez anos de idade, conseguia entender, e eu soube naquele momento que eu nunca conseguiria me livrar dele. Eu tinha que resolvê-lo.' E ele de fato o fez, depois de vários anos de trabalho duro. A prova final tem 130 páginas." (pág. 57)

"Se compararmos dois pacotes de cartas de baralho (uma delas bem embaralhada), tirando carta por carta, qual a probabilidade de que passemos por ambos os baralhos sem encontrar uma coincidência sequer? A resposta é 1/e (com uma margem de erro de menos de 10-69, para baralhos de 52 cartas)" (pág. 65)

"Se você odeia equações, você não está sozinho. Stephen Hawking escreve em Uma breve história do tempo (1988): 'Alguém me disse que cada equação que eu incluísse no livro faria as vendas caírem pela metade. Portanto eu resolvi não colocar nenhuma equação na obra. No final, entretanto, eu cheguei a inserir uma equação, a mais famosa de Einstein, E = mc2. Espero que isso não assuste meus leitores em potencial'." (pág. 82)

"Cinco em cada quatro pessoas não entendem frações" (pág. 83)

"Certa vez, Babbage mandou uma carta ao poeta inglês Lorde Alfred Tennyson (1809-1892), sobre dois versos de The Vision of Sin, de 1869:

A cada minuto morre um homem,
A cada minuto nasce outro.

 
Ele escreveu:
Eu acredito que não precise mostrar ao senhor que este cálculo tenderia a manter a soma da população mundial em um estado de total equilíbrio, ao passo que é de conhecimento geral que a soma total cresce constantemente. Portanto, eu tomaria a liberdade de sugerir que na próxima edição de seu excelente poema, o cálculo errôneo ao qual me refiro fosse corrigido da seguinte forma:

A cada minuto morre um homem,
Nascendo então um e um sexto.


Devo acrescentar que os dados exatos são de 1,167, mas algo deve, obviamente, ser concedido às leis da métrica." (pág.88)

"Em matemática, um paradoxo é uma afirmação ou proposição que soa razoável, mas leva a uma conclusão contraditória. Uma falácia matemática, por outro lado, é uma afirmação ou proposição que leva a um resultado falso ou absurdo, devido a um raciocínio inadequado." (pág. 96/97)

"Não existem sistemas lotéricos ou estratégias de sucesso que possam te ajudar com a aposta. Se houvesse um sistema como esse, todos os matemáticos seriam pessoas muito ricas, e não lecionariam em escolas ou faculdades." (pág. 144)

"Mahatma Gandhi (1869-1948) certa vez disse: 'Deve-se cuidar do mundo que não se verá'." (pág. 151)

"Quanto mais claro o professor deixar tudo pra você, pior será. Você deve enxergar as coisas por si e criar suas próprias ideias.
William F. Osgood, The American Mathematical Monthly (dezembro de 1984)" (pág. 155)

Nenhum comentário: