terça-feira, 22 de outubro de 2013

Um amor como nunca se viu

Título: Um amor como nunca se viu
Autor: Frank Slaughter
Páginas: 228

Se você estiver pensando em ler este livro baseado em seu título, devo dizer que você irá se decepcionar. O título sugere um romance tórrido ou até mesmo meloso, estilo água com açúcar, porém essa impressão é equivocada.

Tudo bem que o casal central tem um romance, mas a história fica em segundo ou terceiro plano. O enfoque principal do livro é sobre um casal de médicos e seus problemas de ordem profissional: ela tentando determinar o sexo de um bebê importante e ele tentando salvar a vida de um amigo que foi baleado. Enfim, uma história comum.

Trechos interessantes:

"-Eu apoio a aprovação da emenda sobre igualdade de direitos. Mas posso assegurar-lhe que isso nada terá a ver, de forma alguma, com o fato de eu tratar da rainha...
-Perdoe-me, doutora - disse Almani -, mas 'rainha' não é o termo. Em Telfa as mulheres escolhidas pelo emir como consortes mantêm esse título até que deem à luz uma criança do sexo masculino; apenas então é lhes permitido assumir o título de rainha." Pág. 53)

"-O senhor está me dizendo que o futuro de um país poderá estar dependendo de um feto que a princesa Zorah tem em seu ventre ser macho ou fêmea?
-A senhora disse-o melhor do que eu poderia ter feito, doutora MacGowan.
-Como médica, o sexo do feto é para mim de muito menos importância do que a vida dele, senhor Longaker.
-Concordo - disse o funcionário do ministério. - Mas, sob a lei de Telfa, e quase em qualquer outra parte do mundo, uma criança que ainda não nasceu não é uma pessoa." (pág. 75)

"-A injeção eliminou a dor - disse Corazón. - A cocaína faria isso se você a estivesse usando em vez de Demerol?
-Provavelmente. Por que você pergunta?
-Estou começando a entender por que algumas pessoas que estiveram doentes por muito tempo podem viciar-se em drogas." (pág. 99)

"[...]
-No entanto há muita discussão hoje em dia acerca de manter as pessoas vivas quando elas já estão mortas de acordo com os padrões que usávamos há poucos anos - disse Pierce ponderadamente. - Uma porção de médicos parece pensar que as funções do corpo devem ser preservadas por tanto tempo quanto possível, sem ligar para o cérebro, embora seja um processo muito dispendioso..." (pág. 147)

"-O carro está mergulhado - explicou Ted -, mas felizmente eu me lembrei de algo que li há muito tempo acerca de como enfrentar uma situação como essa. Nós ficamos dentro do Porsche enquanto ele se enchia de água, e pudemos respirar o ar que ficou preso embaixo do teto. Quando a pressão do ar interno e a do lado de fora se igualaram, abri a porta e nadamos para fora do carro.
-Foi um milagre - disse o policial em tom de espanto.
-O doutor Bronson faz milagres todos os dias, sargento - disse Liz."(pág. 165/166)

"-Olhe aqui, doutor Bronson, lembrei-me daquela passagem da Bíblia que o senhor estava procurando ainda há pouco - disse a senhora Burke. - É a seguinte: 'O maior amor que um homem pode demonstrar é oferecer sua vida em troca da de seus amigos'." (pág. 202)

Nenhum comentário: