domingo, 2 de outubro de 2016

O sobrevivente

Título: O sobrevivente
Autor: Gregg Hurwitz
Páginas: 366

Livro repleto de ação e adrenalina do começo ao fim.
Nate voltou da guerra com alguns traumas, chegando ao ponto de se separar da esposa e filha, apesar de amá-las. Como se não bastasse, descobre que tem uma doença incurável e seus dias estão contados.
Resolve cometer suicídio para acabar com a agonia. Sobe em um prédio e está do lado de fora, pronto para saltar, quando vê um assalto em andamento no andar em que está. Resolve impedir o assalto e mata 5 criminosos, mas um deles escapa e ameaça acabar com a vida de Nate.
O resto do livro é Nate tentando se safar das ameaças dos criminosos a ele e sua família. Se você gosta de suspense, emoção, aventura e ação, este é o livro. Boa leitura.

Trechos interessantes:

"-Então... Você foi fincado com um abridor de cartas.
-Poxa, falando assim até parece que não foi nada.
A médica não fez mais que erguer as adoráveis sobrancelhas.
-Desculpe - disse Nate. - Costumo brincar para que as pessoas não percebam meus problemas de autoestima.
-Não está funcionando.
-É um projeto de longo prazo - respondeu ele, estremecendo ao exalar." (pág. 23)

"-Nada importante. Só uma palavra que ouvi outro dia. Tyazhiki. Acho que significa...
-Povo das Sombras - adiantou-se Ken. - Capangas importados pelos russos. Sem documento, sem visto, sem porra nenhuma. Totalmente clandestinos. São literalmente despachados num navio de carga até o porto de Long Beach e, de lá, só Deus sabe para onde. Fazem um serviço, depois voltam para casa. Não deixam nem uma pegada." (pág. 125)

"-Sabe o que acontece toda vez que olho para minhas filhas? - perguntou ele.
-Você lembra que o futuro é das crianças?
Abara olhou torto para ele, mas não riu.
-Fico me perguntando o que elas não estão me contando. Talvez por ser um agente. Mas você sabe como são as adolescentes. Tenho duas em casa. E é uma mentira atrás da outra. Não porque elas sejam desonestas ou algo assim, mas só porque a massa branca do cérebro delas ainda não está completamente formada." (Pág. 126)

"Janie estava confessando tudo aquilo que nos últimos anos ele havia sonhado ouvir de sua boca, mas, agora que seu sonho enfim se realizava, a sensação de vitória não era nem de longe a que tinha imaginado. Pelo contrário, tinha a impressão de que estava caminhando sobre uma fina camada de gelo que poderia se quebrar sob seus pés a qualquer instante. Bastaria um passo em falso para que desabasse na água gelada." (pág. 159)

"Não somos uma máfia. Também não somos russos. E na Rússia, os piores criminosos são os que estão na Duma e no Kremlin. Não existem leis. Apenas brechas nas leis. Além de favores e propinas. Vivemos sob o jugo da guerra já há muitas gerações. Não tememos a Deus. Não acreditamos em nada. Para sobreviver, você precisa ter força. E vontade de sobreviver. Aqui vocês precisam apenas de advogados. Que, aliás, eu tenho também. Um bando deles, quase todos judeus, trabalhando em equipe, virando noites quando é preciso. Protegem meus negócios. Minha liberdade." (pág. 205)

"-Será que eles tem uma jacuzzi? - aventou Jason.
-Você deveria saber - retrucou Nate. - O cara não é seu amigo?
-Tu não manja nada, né não? - ironizou Jason.- Ninguém é realmente amigo de ninguém na internet." (pág. 242/243)

"-Quando sua mãe morreu, cheguei ao fundo do poço, você sabe disso. Eu via que você só queria ficar fora do meu caminho, mas você era um menino, não sabia como. E eu não tinha a menor ideia do que fazer para ajudá-lo. Muito menos para me ajudar. É uma sensação terrível, saber que está fazendo uma cagada e continuar fazendo mesmo assim." (pág. 314)

"-Cometi tantos erros na vida... - observou Nate.- Mas os erros dos quais me arrependo são aqueles que não cometi." (pág. 329)

Nenhum comentário: