sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A caixa vermelha

Título: A caixa vermelha
Autor: Rex Stout
Páginas: 224

Nero Wolfe é um detetive particular, deveras inteligente e obeso, apaixonado por orquídeas e com total desprezo pela vida social. Mas é um grande detetive e vive assediado por todos para a resolução de enigmas, como a da caixa vermelha citada no livro.

Gosto de livros policiais, detetives, mistérios, suspense, etc, mas achei o livro muito monótono. Não há nada que prenda o leitor e que o leve a tentar solucionar a trama. E mesmo a solução me pareceu bem simplista, descaracterizando o suspense que o livro pretendeu transmitir. No fundo me pareceu que Nero Wolfe nada mais é que uma tentativa de se comparar a Sherlock Holmes. Tentativa frustrada, na minha opinião.

Trechos interessantes:

"-Compreenda isto, Srta. Frost: eu sou um detetive. Por isso mesmo, conquanto possa ser acusado de incompetência ou estupidez, não poderei ser acusado de impertinência. Por mais absurdas ou irrelevantes minhas perguntas lhe pareçam, elas podem estar repletas da maior significação e das mais sinistras implicações." (pág. 21)

"-Há três coisas que me agradam no senhor, cavalheiro, mas o senhor tem diversos maus hábitos. Um deles, a suposição de que palavras são tijolos a serem lançados contra as pessoas num esforço para desnorteá-las. O senhor precisa aprender a acabar com isso." (pág. 36/37)

"-Peço-lhe, cavalheiro. Esta sala esteve cheia de idiotas esta tarde e, para variar, eu gostaria de alguma sanidade." (pág. 92)

"-Antipatizo com os ultimatos, até mesmo com os meus. Mas isto já foi longe demais." (pág. 93)

"A Polícia passou aqui a maior parte do dia e compreendi na ocasião quão pouco realmente sabia de Boyd, embora o conhecesse há mais de vinte anos." (pág. 141)

"De qualquer maneira, tenho um encontro no centro da cidade, para arrancar sangue de uma pedra o que será facílimo." (pág. 150)

"Alguns grandes homens, quando morrem, deixam o cérebro para um laboratório científico. Wolfe devia deixar o estômago." (pág. 182)

Nenhum comentário: