quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Um bom tricô

Título: Um bom tricô
Autor: Debbie Macomber
Páginas: 414

Lydia é uma jovem que venceu o câncer por duas vezes e, em razão disse, vive afastada de todos temendo uma nova recaída. Após a morte do pai resolve abrir uma loja de tricô (algo que a fascina) e oferecer aulas para os interessados. A sua turma inicial tem 3 alunas, com temperamentos e estilos diferentes, mas à medida em que as aulas vão se sucedendo, os relacionamentos vão surgindo e, de repente, todas as vidas estão entrelaçadas de maneira maravilhosa.

O livro é terno e agradável de se ler. As discussões sobre o câncer e suas implicações acaba fomentando novas expectativas e relacionamentos. Apesar da história ser estilo "água com açúcar", o leitor se envolve de tal maneira que deseja que o livro não acabe. É aconselhável preparar um bom estoque de lenços... você vai precisar.

Trechos interessantes:

"Minha experiência com o câncer significa que não conto com nada como garantido, muito menos com a vida em si. Não encaro mais cada dia como uma aceitação descuidada. Mas aprendi que há compensações para o sofrimento. Sei que seria uma pessoa completamente diferente não fosse o câncer." (pág. 16)

"Esperança para uma pessoa com câncer, ou para uma pessoa que teve câncer, é mais potente do que qualquer droga. Nós vivemos dela, vivemos por ela. É um vício para aqueles de nós que aprenderam a viver um dia de cada vez." (pág. 19)

"Uma vez perguntei a meu pai por que Deus não nos permite saber o dia de amanhã. Ele me disse que não conhecer o futuro é, na verdade, um presente, porque, se soubéssemos, não assumiríamos responsabilidades por nossas próprias vidas, por nossa própria felicidade." (pág. 21/22)

"Como o conquistador viking que chegou à praia e queimou seus navios atrás de si, eu tinha traçado minha meta consciente de que poderia ter sucesso ou fracassar.
Como meu pai diria, eu estava assumindo a responsabilidade por um futuro que não podia prever." (pág. 23/24)

"Se vou mergulhar em autopiedade, quero me certificar de ter um CD do Eric Clapton tocando e um ou dois filmes tristes de reserva. Sorvete sempre ajuda, mas apenas se for um caso realmente grave." (pág. 55)

"Nunca recuperei o que o câncer me tirou. A questão é que não tenho amigos próximos, e agora que tenho 30 anos, tenho medo de ter perdido a habilidade de fazer amigos." (pág. 56)

"O fato de eu ter chegado tão perto da morte me faz sentir que, embora não gostássemos uma da outra, precisávamos uma da outra." (pág. 117)

"20 de maio de 1940 - 20 de dezembro de 2003.
Do nascimento à morte. Tudo que aparecia entre aqueles dois eventos era um traço. E o traço silencioso não dizia nada sobre as duas vezes que ele estivera no Vietnã a serviço, ou sobre seu amor incondicional pela esposa e pelas filhas. Aquele traço jamais poderia revelar as horas incontáveis que aquele homem maravilhoso tinha passado à cabeceira de minha cama, confortando-me, lendo para mim, fazendo tudo que podia para me ajudar. Não há palavras para descrever a profundidade do amor de meu pai." (pág. 121)

"Ela virou-se para estudar o homem com quem tinha passado a maior parte de sua vida. Conhecia-o tão bem, entretanto, não o conhecia nem um pouco." (pág. 159)

"Todo mundo tinha problemas, percebia Alix agora, mesmo os que moravam em apartamentos fantásticos com uma paisagem de 1 milhão de dólares." (pág. 252)

"O velho provérbio estava certo: 'Deus nunca fecha uma porta sem abrir uma janela.' Aquela janela estava escancarada. Apenas tinha de parar diante dela por alguns momentos para sentir as mudanças do vento." (pág. 296)

"Vocês estavam fazendo uma grande aposta, não estavam? - Rick exigiu saber. - Esta é a minha vida. Não sou obrigado a resolver os problemas de vocês." (pág. 318)

"Sempre olhava novelos de lã como promessas não realizadas... o modo como algumas pessoas, escritores e artistas, olham para uma página em branco. O potencial está ali e depende de você fazer alguma coisa com a lã, ou escrever algo naquela página. É o senso da possibilidade que acho tão excitante." (pág. 358)

Nenhum comentário: