terça-feira, 24 de setembro de 2019

e-mail


Título: e-mail
Autor: Matt Beaumont
Páginas: 388

Como o título já “entrega”, todo o livro é um amontoado de notas de e-mail de uma empresa de publicidade. Desde o presidente até o funcionário mais humilde, todos resolvem “descascar os seus abacaxis” usando o e-mail. No fundo, é todo mundo querendo se dar bem, acusando o outro e arrotando poder e prepotência. Em suma, o dia-a-dia normal de qualquer empresa.

O livro é muito irônico e é impossível não se identificar (ou alguns colegas) com algum personagem do livro. Na verdade, é o que acontece no mundo real, apenas mais floreado. Uma boa leitura, com certeza.

Trechos interessantes:

Hoje é o meu primeiro dia de trabalho de um novo século. Se essa bandalha continuar, vou ter o maior prazer em fazer jus à minha fama de pavio curto. Eu me pauto por aquele princípio testado e aprovado: “Os últimos a chegar serão os primeiros a sair” (segundo o qual vocês figurariam em quinto lugar na minha lista). (pág. 29)

Se por acaso entrarem no segundo reservado do banheiro dos homens no andar do departamento de criação, por favor não deem descarga na privada. O Livro dos Recordes Mundiais já foi notificado. (pág. 44)

Como se já não bastasse a merda metafórica que está circulando neste escritório hoje, temos uma superabundância da legítima no banheiro dos executivos. As privadas estão entupidas e transbordando. Mande o pessoal da manutenção desentupi-las enquanto eu estiver almoçando. Se não for possível, faça isso você mesma. (pág. 75)

Vou trabalhar durante o horário de almoço hoje. Você pode se redimir pela sua estreia catastrófica agora de manhã comprando para mim um sanduíche (queijo, alface e maionese num coiozinho), um saco de batatinhas sabor queijo e cebola, uma Coca diet, uma barra de cereal e uma de chocolate bem grande. E anda logo. Não sou um cara legal quando estou com fome. (pág. 192)

Onde é que você está, porra? Aliás, para ser mais exato, onde é que está o meu sanduíche, porra? Você tem muita, muita sorte por não ser um bucho como a sua predecessora, Fiona Craigie, ou a esta altura estaria passando mais tempo em casa diante da televisão. (pág. 195)

Eu escreveria diretamente para o CPD, mas aqueles póias são de uma inépcia tamanha que chego a desconfiar que não existem. Agora meus e-mails estão indo não só para a Finlândia, como para cada funcionário da rede Miller Shanks. Se não me falha a memória, segundo o último relatório anual, eles são mais de 15.000. E parece que cada um desses filhos-da-mãe que se amarra num teclado resolveu me responder. Estou incumbindo você da missão de resolver esse problema AGORA, antes que eu, em pessoa, saia pelo prédio afora baixando uma marreta em cada computador e abasteça todos os funcionários, do primeiro ao último, com pergaminhos, penas de ganso e pombos-correio. (pág. 207)

Você tem toda razão. Seria um perigo despedir Douglas enquanto ele está do outro lado do mundo e não temos nenhum controle sobre ele. O pontapé vai esperar até as 9:00 da segunda. Prepare a carta e, aproveitando o embalo, a advertência por escrito para Topowlski também. Como a vida é estranha! Um nasce com a bunda virada para a lua. Enquanto o outro nasce com a bunda virada para a sola do meu sapato. (pág. 280)

Sorte a sua que o homem que acabou de te flagrar com a bunda espinhenta em pleno vaivém é da Terra das Saunas Mistas e achou o episódio saudável e comovente, podia muito bem ter sido o outro estrangeiro que temos entre nós— o que estaria exercendo o seu direito constitucional de portar armas, se não fosse pelos raios-X do aeroporto. Já que insiste em transar no escritório, vê se aprende a ter um mínimo de discrição e tranca a porta por dentro. Ou procura um armário de vassouras. (pág. 355)

Nenhum comentário: