sexta-feira, 3 de abril de 2015

O mundo misterioso de Agatha Christie

Título: O mundo misterioso de Agatha Christie
Autor: Jeffrey Feinman
Páginas: 140

O livro procura explicar por que Agatha Christie é considerada a rainha do crime. Seus livros e suas peças são detalhados, um pouco de sua vida pessoal é mostrada e também é feito um paralelo com os principais detetives da literatura policial.

Em suma, é um livro muito antigo, mas traz algumas curiosidades e detalhes sobre a maior escritora de livros policiais de todos os tempos. Para os fãs de Agatha Christie, vale uma espiada.

Trechos interessantes:

"Educação demais tende à especialização - a pessoa se torna mais interessada em receber do que em dar. Poucas pessoas se estimulam com as coisas que dizem. Em geral, só os homens." (pág. 19)

"'Quando chegou a hora de minha irmã ir para a escola', relembra Agatha Christie, 'minha mãe estava na fase de acreditar que as crianças devem receber a melhor educação. Então, minha irmã foi para o que é hoje o Roedean College. Porém, quando chegou minha vez, as opiniões de minha mãe haviam mudado. Agora, acreditava com paixão que a educação era desastrosa para o cérebro da criança, prejudicando-lhe a visão. Logo, nunca fui para a escola, de forma alguma'." (pág. 25)

"'Meu marido encontrou uma mulher mais jovem', diria Agatha Christie muitos anos mais tarde. 'Bem, você não escreve seu próprio destino, o destino vem até você'." (pág. 38)

"É maravilhoso ser casada com um arqueólogo - quanto mais velha você fica, mais interesse ele tem em você." (pág. 39)

"Um jovem ator muito famoso declarou: 'Se Mrs. Christie me oferecesse um papel numa nova peça, eu não aceitaria - não viveria tanto tempo quanto a peça ficaria em cartaz'." (pág. 61)

"Em 1962, na hora dos aplausos, o ator principal gritou para a plateia: 'Já vamos entrar no nosso décimo ano. Se vocês contarem aos amigos quem cometeu o crime, talvez nós sejamos obrigados a encerrar dentro de dois anos. 'Uma senhora, que estava assistindo a A Ratoeira pela primeira vez, disse: 'Dez anos e ninguém me disse quem cometeu o crime. Não seria esportivo agora, não é? Os ingleses são leais. Se nos dizem para não contar, a gente não conta'." (pág. 62)

"Na realidade, o grande Holmes tem apenas um interesse. Seu conhecimento bastante variado e multifacetado é unicamente dirigido para o crime. Quando Watson expressa surpresa sobre a falta de conhecimento de Holmes sobre a Terra e seu lugar no Universo, Holmes responde que, agora que já sabe, fará o possível para esquecer. 'A mente, meu caro Watson, é como um sótão. Somente muita mobília servirá. Aquilo que não acrescenta nada à minha habilidade para solucionar um crime, deve ser jogado fora'." (pág. 72/73)

Nenhum comentário: