domingo, 25 de maio de 2014

O livro do riso e do esquecimento

Título: O livro do riso e do esquecimento
Autor: Milan Kundera
Páginas: 214

O livro apresenta alguns contos em que se mesclam assuntos típicos da região, relatos pessoais do autor e aspectos generalizados do comportamento humano de uma maneira geral.

O material não me prendeu a atenção quanto eu gostaria. Me senti disperso e desmotivado durante a leitura. As histórias me pareceram grandes, mas com pouco conteúdo. Parodiando o título, preferi esquecer o livro. Mas, claro, esta é a minha opinião.

Trechos interessantes:

"A luta do homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento." (pág. 7)

"Pois o grande segredo da vida não lhe era desconhecido: as mulheres não procuram o homem bonito. As mulheres procuram o homem que teve mulheres bonitas. Portanto, é um erro fatal ter uma amante feia." (pág. 15)

"O homem possuído pela paz tem sempre um sorriso." (pág. 66)

"Nós escrevemos livros porque nossos filhos se desinteressam de nós. Nós nos dirigimos ao mundo anônimo porque nossa mulher tapa os ouvidos quando falamos com ela." (pág. 88)

"Entre os remédios habituais contra nossa própria miséria, há o amor. Pois aquele que é amado de maneira absoluta não pode se sentir miserável." (pág. 116)

"Quando papai falava normalmente, eu lhe fazia poucas perguntas. E agora eu queria recuperar o tempo perdido. Então falávamos de música, mas era uma convrsa estranha entre alguém que não sabia nada, mas conhecia palavras em grande número, e alguém que sabia tudo, mas não conhecia uma única palavra." (pág. 152)

"Aquele que quer se lembrar não deve ficar no mesmo lugar e esperar que as lembranças venham sozinhas até ele! As lembranças se dispersaram neste mundo vasto e é preciso viajar para reencontrá-las e fazê-las sair de seu abrigo!" (pág. 158)

Nenhum comentário: