Título: Máximas e mínimas do Barão de Itararé
Autor: Afonso Félix de Sousa (org.)
Páginas: 188
Nada melhor que encerrar o ano dando boas gargalhadas. Para isto lancei mão do livro que apresenta os ditos e a sabedoria popular de Apparicio Torelly, mais conhecido como Barão de Itararé.
Apparicio era gaúcho, mas se destacou no Rio de Janeiro onde fundou e manteve por algum tempo um semanário, chamado A Manha, que satirizava a política e a sociedade brasileiras. Suas frases, quase sempre de cunho humorístico, são conhecidas até hoje pela maioria do povo brasileiro. Boas risadas e boa leitura.
Trecos interessantes:
"'Os vivos são sempre e cada vez mais governados pelos mortos' - dizia Comte. Itararé não se conforma e responde: 'Os vivos são sempre e cada vez mais governados pelos mais vivos'." (pág. 21)
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada." (pág. 27)
"Quando o queijo e a goiabada se encontram na mesa do pobre, devemos suspeitar dos três: do queijo, da goiabada e do pobre." (pág. 29)
"O rapaz ia casar-se e, sendo católico, foi confessar-se. Tendo contado vários pecados, o padre, ao fim de tudo, o absolveu.
-Mas, Padre Júlio, não me dá nenhuma penitência? - estranhou o jovem.
-Pra que, meu caro. Você já vai casar-se..." (pág. 57)
"Depois do governo ge-gê,o Brasil terá um governo ga-gá." (pág. 65)
"-Como ia dizendo, meus senhores, o banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro..." (pág. 74)
"Sabendo levá-la, a vida é bem melhor do que a morte." (pág. 115)
"O trabalho nobilita o homem, mas depois que o homem se sente nobre não quer mais trabalhar." (pág. 123)
"O automóvel particular é o maior abacaxi para atrapalhar a vida dum cidadão. Se o dono do carro tem chofer, nunca poderá sair à hora que quiser, pois o cinesíforo nunca está na hora em que se precisa do automóvel. Se é o dono quem guia a caranguejola, então a coisa é muito pior, pois a vítima nunca encontra um lugar vago para colocar o seu carro. O remédio será soltar o veículo em qualquer lugar distante e caminhar a pé até o lugar onde se desejaria estacionar." (pág. 143)
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário