Título: Fundamentos científicos de Teilhard de Chardin
Autor: Louis Barral
Páginas: 194
O livro pretende simplificar as ideias e teorias de Teilhard de Chardin, de maneira a que as pessoas comuns possam compreender os significados, num sentido geral. Portanto, o livro é uma miríade de assuntos: origem do homem, biofísica, relatividade, fenômenos da luz, teoria molecular, fórmulas matemáticas e por aí afora.
Tudo bem que os conceitos são simplificados, mas há que se ter um conhecimento básico para conseguir assimilar os assuntos perfilados. Se o objetivo é induzir o leitor a procurar se aprofundar nos assuntos discutidos, o livro desempenha muito bem o seu papel. Pra quem já tem um conhecimento, o assunto é superficial,mas para quem não tem é deveras interessante.
Trechos interessantes:
"A ignorância é inata e não se pode sair dela sozinho. O autodidata raramente se atira para os domínios que exigem o máximo de esforço." (pág. 9)
"Se algo se compreende sem explicação, compreender-se-á melhor com explicação." (pág. 11)
"O conhecimento aproximado é nitidamente preferível à ignorância absoluta." (pág. 22)
"Em todos os tempos o Homem deu conta de que, largando um objeto no espaço, ele atinge o solo. Até ao fim do século XVI, acreditou-se que os objetos caíam tanto mais depressa quanto mais pesados eram. Galileu desfez o erro." (pág. 74)
"Se o não especialista que eu sou se crê à altura de lhe explicar os rudimentos, é porque creio que os compreendi e portanto seria surpreendente que alguém os não pudesse compreender também." (pág. 78)
"Em 1923, L. de Broglie generalizou a todos os fenômenos físicos o caráter dualista da luz. A luz é uma onda; no entanto manifesta também um caráter corpuscular." (pág. 132/133)
"Os acontecimentos cuja probabilidade é suficientemente pequena, nunca se produzem." (pág. 168)
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário