Título: Alma gêmea
Autor: Deepak Chopra
Páginas: 224
Raj Rabban é um médico indiano que trabalha num hospital de Manhattan, na ala de psiquiatria. Ele é noivo de Maya e se apaixona por Molly, uma jovem atriz que viu por acaso no metrô. Maya e Molly são totalmente diferentes e Raj acredita que ama as duas mulheres, cada uma a seu modo.
Molly morre num acidente e Raj passa a sentir sua presença junto dele no hospital, orientando os pacientes. A história não é somente sobre uma homem que ama duas mulheres, mas sobre as infinitas formas e poderes do amor, manifestando sobre os seres humanos. A história não é trágica nem cômica, mas profundamente sensível.
Trechos interessantes:
"-Estou dizendo que todos os doidos são pessoas e que todas as pessoas são doidas. É uma equação cósmica que você passará o resto da vida tentando resolver." (pág. 21)
"O amor é sempre chamado de mistério, mas a paixão não. A paixão é superficial, um impulso que costuma terminar em arrependimento, mais do que numa união duradoura." (pág. 28)
"Não há varinha de condão para curar a mente humana quando ela não deseja ser curada." (pág. 60)
"-Todas as pessoas são como um poço profundo - disse Molly. - Mas os homens mantêm esse poço fechado.Quando conheci você, você chegou atropelando tudo, e pensei que talvez fosse a tampa se abrindo. Não vou mergulhar no escuro, por isso estou esperando." (pág. 74)
"Um dos primeiros clichês que um psiquiatra aprende é sobre a diferença entre um neurótico e um psicótico. Um neurótico é alguém que constrói castelos no ar. O psicótico é alguém que vai morar neles. A frase de efeito é: 'E o psiquiatra é alguém que recebe o aluguel'." (pág.79)
"Não existe a eterna condenação nem a eterna recompensa.Quando uma vida acaba e a soma de boas e más ações é apurada, a alma toma um caminho um pouquinho diferente. Caindo ou subindo, ela retorna mais uma vez às lições da vida." (pág. 166)
"A morte é onde a decepção acaba e algo maravilhoso se abre, o completo desconhecido. Se eu pudesse gritaria para todo mundo: Não tenham medo. A morte é um salto da alma. Mas as pessoas que compreenderiam provavelmente não estariam na plateia." (pág. 174)
"Liberte a pessoa de todos os seus problemas e o que resta deve ser a alma." (pág. 214)
terça-feira, 30 de julho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário