domingo, 30 de novembro de 2008
O caçador de pipas
Título: O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Páginas: 366
Na década de 70 no Afeganistão, Amir e Hassan são grandes amigos, apesar da diferença na posição social de ambos. Amir é rico enquanto Hassan é filho do empregado e não sabe ler nem escrever. Durante a invasão soviética, Amir e o pai fogem para os Estados Unidos e, vinte anos depois, Amir retorna para tentar se redimir com seu amigo.
Este livro é um gande sucesso de crítica e público e, evidentemente, nenhum resumo conseguirá sintetizar toda a beleza e emoção contidas no livro, daí sugiro a sua leitura integral.
sábado, 29 de novembro de 2008
Fim do jogo
Título: Fim do jogo
Autor: Frank Peretti e Ted Dekker
Páginas: 298
Sete pessoas presas numa casa longe de tudo e de todos. Um assassino à espreita. Um jogo estranho com regras mais estranhas ainda. "Ao amanhecer todos vão morrer. Se me derem um corpo, dois podem sair". O tempo está se esgotando e ninguém consegue encontrar uma maneira de sair do labirinto de salas e corredores no porão da casa.
Suspense psicológico com um toque de sobrenatural, prendendo a atenção do leitor desde as páginas iniciais.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
As mais belas parábolas de todos os tempos - volume I
Título: As mais belas parábolas de todos os tempos - vol. I
Autor: Alexandre Rangel
Páginas: 268
Este é o primeiro volume da coletânea organizada por Alexandre Rangel, englobando pequenas histórias que não possuem autores definidos, são amplamente conhecidas e sintetizam um ensinamento ou lição de vida.
É um livro para se ler aos poucos, saboreando cada nova parábola e procurando adaptá-la ao seu cotidiano. Entre as inúmeras parábolas excelentes eu destaco: "O mundo e o homem", "Agindo conforme a natureza" e "O vestido azul".
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Uma casa na campina
Título: Uma casa na campina
Autor: Laura Ingalls Wilder
Páginas: 264
Este é o segundo volume desta série. A família Ingalls se muda da casa da floresta no Wisconsin, rumo ao oeste americano, a região dos índios.
A dificuldade em se instalar em uma região deserta, a presença constante de lobos e índios e a falta de apoio do governo americano em facilitar a colonização da área fizeram com que, após um ano de árdua batalha, a família Ingalls abandonasse a casa na campina.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
O meu pé de laranja lima
Título: O meu pé de laranja lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Páginas: 196
Este é, sem dúvida, o maior sucesso de José Mauro de Vasconcelos. Conta, de forma romanceada, a infância do autor. De família pobre, pai desempregado, mãe trabalhando numa fábrica, o menino Zezé não tinha amigos, a não ser um pequeno pé de laranja lima.
Não há como não se emocionar ao ler a história do pequeno Zezé. Esse menino, que adora traquinagens e vive se metendo em confusão, tem uma pureza no coração e uma ingenuidade que fazem derreter qualquer coração. Este livro é uma lição de vida e uma deliciosa recordação dos bons tempos idos.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Carrie
Título: Carrie
Autor: Stephen King
Páginas: 186
Carrie é uma garota de 16 anos, sem iniciativa, dominada pela mãe, mas que possui um alto poder de telecinética. Sua mãe é uma fanática religiosa que vê pecado em tudo.
No dia da formatura, Carrie é humilhada na frente de todos pela "garota rica" da história e, furiosa, usa seu poder de telecinética para acabar com a escola, a cidade e, é claro, a garota rica também.
Primeiro livro de Stephen King demonstrando, logo de início, segurança e coerência na condução da história, além de estilo próprio.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Assassinato no Expresso do Oriente
Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie
Páginas: 190
Um milionário foi assassinado no imponente Expresso do Oriente. Todas as circunstâncias indicam que o criminoso é um dos passageiros do trem. À primeira vista, um caso insolúvel, não fosse pela presença de Hercule Poirot, o famoso detetive belga...
Este é um dos livros mais conhecidos da autora e, se você não conhece a história, verá que somente uma mente brilhante como a do famoso detetive Poirot poderia desvendar um caso tão complexo, chegando a uma conclusão impressionante.
domingo, 23 de novembro de 2008
Redações perigosas II - a fome
Título: Redações perigosas II - a fome
Autor: Telma Guimarães Castro Andrade
Páginas: 102
Livro dedicado ao público infanto-juvenil. A professora solicita uma redação de seus alunos e isso acaba sendo o ponto de partida para uma grande aventura envolvendo mistério, ação e comédia.
Leitura agradável e simples, indicada para aqueles que ainda não aprenderam apreciar o gosto pela leitura.
sábado, 22 de novembro de 2008
O melhor das comédias da vida privada
Título: O melhor das comédias da vida privada
Autor: Luis Fernando Verissimo
Páginas: 294
Aqui estão reunidas várias crônicas do livro "Comédia da vida privada" e ainda algumas novas crônicas. De acordo com a similaridade, as crônicas foram separadas em 7 grupos, propiciando ao leitor a facilidade em encontrar crônicas mais ou menos relacionadas.
Luis Fernando Verissimo é um cronista experiente, cujo estilo já se tornou conhecido do grande público. Suas crônicas apresentam a dose certa de ironia e sutileza e este livro não foge à regra.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
A saga do Colorado
Título: A saga do Colorado
Autor: James Michener
Páginas: 916
O livro é uma verdadeira aula de história desta região dos Estados Unidos. Mostra desde o surgimento das montanhas, desbravamento, povoação e colonização, descrevendo toda a história até os dias atuais.
E o que mais me impressionou foi o trabalho de pesquisa do autor: ele discorre sobre geologia, índios, surgimento de cidades, pecuária, agricultura, ferrovias, tudo isso de forma extremamente competente.
O enredo do livro começa de forma morosa, mas logo vai se engrenando e, quando você vê, já tomou gosto pela história.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Os miseráveis
Título: Os miseráveis
Autor: Victor Hugo
Páginas: 1288
Jean Valjean foi condenado por roubar comida e, após receber liberdade condicional, passa a ser marginalizado e desacredita no ser humano. Um bispo o trata com muita bondade e o faz mudar seu ponto de vista. Torna-se um comerciante respeitado, porém, pelo fato de não seguir os termos da condicional, passa a ser perseguido por um oficial de polícia.
E isto é apenas o começo deste clássico da literatura francesa, que retrata um painel da França em meio à Revolução Francesa.
Ao procurar o livro, fuja da versão compacta e procure o original. Apesar de mais de 1200 páginas a leitura flui com facilidade e você não perderá nada desta magnífica obra.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
O fio da navalha
Título: O fio da navalha
Autor: William Somerset Maugham
Páginas: 448
Um jovem de classe alta retorna da Primeira Guerra Mundial transtornado, após presenciar a morte de seu melhor amigo. Abandona a vida nababesca que levava e parte para a Índia e o Nepal, procurando um sentido para a vida.
O livro é um dos melhores dramas sobre a natureza humana e a narrativa vai, pouco a pouco, envolvendo o leitor.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
O mundo de Sofia
Título: O mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Páginas: 550
O livro nos mostra, de forma romanceada, toda a evolução da filosofia. Os pensamentos dos grandes filósofos como Aristóteles, Descartes, Kant, Freud e tantos outros são permeados por entre a história.
Aliás, o livro nos mostra uma história dentro de outra história, um recurso interessante usando pelo autor para realçar os ensinamentos filosóficos. Embarque nesta viagem e conheça o mundo de Sofia.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
1984
Título: 1984
Autor: George Orwell
Páginas: 278
Uma obra-prima da ficção. O livro foi escrito em 1948 e a história se passa no "futuro" ano de 1984. O mundo está então resumido a três grandes países, que estão constantemente em guerra. Neste mundo futuro o cidadão em si não existe: liberdade, pensamentos, família e sentimentos foram totalmente aniquilados.
O cidadão vive todo o tempo sob o olhar do Grande Irmão (Big Brother); o curso da história é constantemente modificado para atender aos interesses do partido; qualquer "crime" contra o partido é denunciado impiedosamente e assim por diante.
É uma história de ficção, escrita há muito tempo e que, mesmo nos dias de hoje, tem muito de realidade.
domingo, 16 de novembro de 2008
Sem perdão
Título: Sem perdão
Autor: Frederick Forsyth
Páginas: 242
Este livro apresenta uma seleção de 10 contos do romancista inglês, Frederick Forsyth. Forsyth está entre os meus escritores preferidos e suas obras sempre têm leituras agradáveis e fáceis.
Todos os contos são bons, é claro, mas sempre há aqueles que nos chamam mais a atenção, aqueles que se enquadram mais em nosso gosto particular. Neste caso, os meus contos favoritos são: Sem perdão, Dinheiro sob ameaça e Privilégio.
sábado, 15 de novembro de 2008
O assassinato de Roger Ackroyd
Título: O assassinato de Roger Ackroyd
Autor: Agatha Christie
Páginas: 264
Gosto muito dos livros de Agatha Christie. Por mais fantasiosos que sejam, eles conseguem prender a atenção do leitor desde as páginas iniciais, levando o mesmo a tentar desvendar a trama idealizada pela autora. Não é necessário dizer que, na grande maioria das vezes, o leitor não passa sem perto de encontrar a solução.
Neste livro, Roger Ackroyd é encontrado morto em seu escritório. Como sempre, suspeitos não faltam. Mas todos têm álibis perfeitos. Quem seria o assassino? Se você ainda não leu o livro, garanto que vai se surpreender com a resposta.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Canoas e marolas
Título: Canoas e marolas
Autor: João Gilberto Noll
Páginas: 108
Livro da coleção "Plenos Pecados", retratando a preguiça. Conta a história de um homem que chega a uma ilha procurando a filha que nunca conheceu.
Tenho que admitir: o autor conseguiu seu objetivo. Este foi um dos poucos livros que tive preguiça de ler. A história é muito "amarrada", repetitiva e fica aquela sensação de angústia em ler e não ver a história se desenvolver. A história em si não empolga, mas o pecado é retratado com precisão.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
O código Da Vinci
Título: O código Da Vinci
Autor: Dan Brown
Páginas: 428
Sim, eu também li o Código Da Vinci (e também os outros livros de Dan Brown). E, contrariando a opinião de muitos, gostei do livro. Claro que, analisando como ele deve ser: um romance.
O autor se utilizou de uma polêmica religiosa para promover e difundir o seu livro, o que, na minha opinião, foi uma bem elaborada estratégia de marketing.
Deixando de lado as questões religiosas, como um romance foi muito bem escrito pois soube prender o leitor da primeira à última página. A história do professor de simbologia e sua assistente correndo pelas ruas de Paris resolvendo enigmas e tentando escapar dos perseguidores é eletrizante.
Já o filme eu não gostei. Acho que, se a pessoa não ler o livro, dificilmente entenderá o filme.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
"O corvo" e suas traduções
Título: "O corvo" e suas traduções
Autor: Ivo Barroso (Edgar Allan Poe)
Páginas: 145
Sempre fui fascinado pelo poema "O corvo" de Edgar Allan Poe. A métrica exibida e a atmosfera sobrenatural me encantaram, assim como também o refrão "nunca mais" repetido pela ave.
Este livro nada mais é que a reunião do poema na versão original e de várias versões em português (inclusive Machado de Assis e Fernando Pessoa) e ainda duas versões em francês.
Imperdível para quem aprecia a poesia desse genial escritor.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
O teorema do papagaio
Título: O teorema do papagaio
Autor: Denis Guedj
Páginas: 502
O autor cria uma história de mistério e ação onde a principal personagem é a matemática. Toda a história da matemática é contada de maneira magistral, na forma de um romance.
Regras, teorias, curiosidades, sistemas de numeração, matemáticos famosos, tudo isso de uma forma alegre e descontraída. Esse é um livro recomendado, principalmente, para quem não gosta de matemática, pois irá encontrar uma outra forma de conhecer a disciplina.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Ensina-me a viver
Título: Ensina-me a viver
Autor: Colin Higgins
Páginas: 142
Harold, um jovem na casa dos 20 anos é apaixonado pela morte. Seu passatempo é ir a enterros e forjar o suicídio para a mãe.
Maude é uma "menina" com quase 80 anos, completamente apaixonada pela vida. Adora música, passear, fala várias línguas, conhece quase o mundo todo, tem uma vitalidade incrível.
O livro narra o encontro dos dois extremos e mostra como um pode ser o complemento do outro. Uma verdadeira lição de vida.
domingo, 9 de novembro de 2008
O grupo
Título: O grupo
Autor: Mary McCarthy
Páginas: 368
O livro retrata a vida de oito moças após a graduação em Vassar, uma das mais caras universidades dos Estados Unidos e se baseia na vivência pessoal da autora. Mostra os sentimentos, as ilusões, as frustrações, desvios sexuais, casamento, maternidade e morte desse grupo que tenta se manter unido após a formação acadêmica.
sábado, 8 de novembro de 2008
Uma casa na floresta
Título: Uma casa na floresta
Autor: Laura Ingalls Wilder
Páginas: 166
Apesar de ser um livro infantil, esta é uma obra que todos deveriam ler. São 9 livros retratando a vida da autora, no século XIX, nos estados americanos de Kansas, Minnesota e Dakota.
Este primeiro volume mostra os primeiros anos de vida da personagem e as dificuldades encontradas em viver no meio da floresta, sem contato com mais ninguém. Era uma vida árdua, mas também com muitos momentos de alegria e felicidade, relembrando os bons tempos idos.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Um homem casado
Título: Um homem casado
Autor: Piers Paul Read
Páginas: 334
John Strickland, advogado, casado, na casa dos 40 anos, está entediado da vida de casado. Procurando superar a crise que o atormenta, envolve-se com a política e em aventuras amorosas, negligenciando a esposa e os filhos. Mas o final certamente não é o que ele esperava...
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
É proibido chorar
Título: É proibido chorar
Autor: Johannes Mario Simmel
Páginas: 160
Literatura infanto-juvenil. Maria Langer, uma jovem de 12 anos é acusada de roubar 1800 marcos do colégio onde estuda. Ela havia dado o dinheiro a um homem com a esperança de que ele pudesse trazer seu pai que estava desparecido na guerra. O livro narra as peripécias de Maria e seus amigos, tentando recuperar o dinheiro de volta e esclarecer a situação perante o diretor do colégio.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
O processo Maurizius
Título: O processo Maurizius
Autor: Jakob Wassermann
Páginas: 408
O livro narra os conflitos do jovem Etzel Andergast com seu pai, Barão Wolf de Andergast, juiz respeitado, austero e conservador. O jovem descobre que seu pai condenou um homem inocente, se interessa pelo caso e se envolve tentando resolvê-lo. Para tanto, sai de casa e procura conseguir provas para libertar o homem que o pai condenara.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Rua descalça
Título: Rua descalça
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Páginas: 192
Antão e Ananias (96 e 86 anos) são dois irmãos que se consideram santos. Ajudam a todos na vizinhança e são queridos por todos ali, causando inveja a algumas pessoas da igreja que querem expulsá-los a todo custo.
Eles não entendem o conflito existente se tudo o que eles querem é viver em harmonia e que esta harmonia se espalhe pelo mundo inteiro.
O livro é muito tocante e, sem dúvida, faz você pensar sobre a natureza humana.
E o final então... é maravilhoso.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Tudo é eventual
Título: Tudo é eventual
Autor: Stephen King
Páginas: 306
Li em algum lugar sobre a história do conto "Andando na bala" e achei interessante. Procurei e descobri que o conto fazia parte do livro "Tudo é eventual". Comprei o livro por este motivo e foi uma grata surpresa.
São 14 contos com a marca característica de Stephen King: sustos, suspense, terror e calafrios. Em cada conto há uma nota explicativa do autor, ajudando a entender o contexto no qual o mesmo se situa.
Meus contos preferidos são: Sala de autópsia 4, Tudo é eventual, 1408 e, claro, Andando na bala. Assisti depois ao filme "Montado na bala" e confesso que não me agradou, prefiro o conto.
domingo, 2 de novembro de 2008
A menina que roubava livros
Título: A menina que roubava livros
Autor: Markus Zusak
Páginas: 480
A idéia de começar por este livro foi proposital: já que a idéia é mostrar o meu gosto pela leitura, nada mais natural que começar por um livro que aborda justamente isso.
O livro conta a história de Liesel Meminger, uma menina alemã, na época da Segunda Guerra Mundial, que luta para entender as mudanças que estão acontecendo em seu país, e é atormentada pela morte do irmão. Vai viver com pais adotivos e tem um fascínio pela leitura a tal ponto que, devido às circunstâncias, passa a roubar os livros que encontra para satisfazer essa sua necessidade. Além da história ser excelente, uma das coisas que achei interessante foi o fato da história ser contada pela Morte, o que dá um ar misterioso à trama. Impossível não se emocionar com as diferentes personagens do livro e, após a leitura, descobri que a personagem que mais me impressionou não foi a principal, mas a mãe adotiva, uma pessoa que apesar de grosseira e rude, tem os seus encantos.
Abre aspas
A ordem de postagem dos livros é completamente aleatória. Assim que eu for me lembrando de um livro que já tenha lido irei acrescentando. Como alguns livros já os li há muuuuuuito tempo, é bem provável (aliás, muito provável) que não me lembre dos detalhes mas, para mim, isto não será empecilho, espero que não o seja também para você.
Meus comentários sobre cada livro baseiam-se apenas em minha memória que, diga-se de passagem , não é mais lá essas coisas...
Boa leitura.
Meus comentários sobre cada livro baseiam-se apenas em minha memória que, diga-se de passagem , não é mais lá essas coisas...
Boa leitura.
Assinar:
Postagens (Atom)