quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Quando Nietzsche chorou
Título: Quando Nietzsche chorou
Autor: Irvin D. Yalom
Páginas: 408
O livro é uma ficção sobre a realidade. Narra o encontro de duas pessoas (Friedrich Nietzsche e Josef Breuer) que realmente existiram, mas que de fato nunca se encontraram.
Nietzsche sofre crises emocionais agudas e é encaminhado ao Dr. Breuer na tentativa de se ver livre das mesmas, no entanto, o Dr. Breuer também tem alguns problemas sentimentais e, ao final, não se sabe ao certo quem irá ajudar quem. Ótima leitura, com diálogos inteligentes e fascinantes.
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
M ou N?
Título: M ou N?
Autor: Agatha Christie
Páginas: 196
À época, quando comprei este livro, o que mais me chamou a atenção foi o título. Achei enigmático e imaginei o prenúncio de uma história emocionante, ainda mais quando se trata de Agatha Christie...
Mas devo confessar que a história não me empolgou. Não sei se o fato dos "heróis" não serem populares como Poirot ou Miss Marple, ou se pelo fato de ser uma trama de espionagem na época da Segunda Guerra, ou ainda por nada de emocionante acontecer na pensão onde se passa a maior parte da história. Só sei de uma coisa: li, mas não gostei.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
O colecionador
Título: O colecionador
Autor: John Fowles
Páginas: 234
Um funcionário público, de vida e mentalidade medíocres, cujo passatempo é colecionar borboletas, ganha um prêmio na loteria e resolve sequestrar a jovem Miranda, por quem tem um amor platônico.
Uma parte do livro explora o ponto de vista do sequestrador e outra parte explora o ponto de vista da vítima. Clássico da literatura mundial.
domingo, 28 de dezembro de 2008
Deixa o Alfredo falar!
Título: Deixa o Alfredo falar!
Autor: Fernando Sabino
Páginas: 214
Coletânea de crônicas de Fernando Sabino, dos mais variados estilos, agradando a todos, sem dúvida.
As crônicas são muito bem elaboradas e não há como não se identificar com a maioria delas: o rapaz que pede carona e o indivíduo que procura uma justificativa para não dar; a mulher presa na sala de ginástica; o cidadão que se esquece de tudo; o fumante que descobre uma maneira inusitada de parar de fumar. Tudo isso e muito mais são os ingredientes para as deliciosas crônicas deste livro.
sábado, 27 de dezembro de 2008
Quem ama, educa!
Título: Quem ama, educa!
Autor: Içami Tiba
Páginas: 302
O livro pode ser descrito como um manual para orientação aos pais de como cuidar dos filhos. Aborda desde o nascimento até a fase adulta, não deixando de lado também os casais separados.
Mostra que a educação, o amor, o respeito, a responsabilidade devem estar presentes na formação da criança e dá orientações precisas aos pais de como incorporar esses valores.
Mas o livro não faz milagres, cabe aos pais absorver o conteúdo e adaptá-lo ao ritmo de sua família.
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Lolita
Título: Lolita
Autor: Vladimir Nabokov
Páginas: 424
O livro é o manuscrito de um presidiário.
Humbert, 42 anos, tem paixão irresistível por meninas de 8 a 14 anos. Casa-se com uma viúva para aproximar-se da filha (Lolita), uma jovem com 13 anos. Após a morte da mãe da garota, passa a conviver com ela, viajando por várias cidades, satisfazendo seus desejos enquanto ela está interessada apenas na boa vida que leva.
Livro extremamente polêmico devido ao conteúdo pedófilo, conteúdo este que o autor soube muito bem descrever.
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
O pastor
Título: O pastor
Autor: Frederick Forsyth
Páginas: 72
Uma bela história, apropriada para a data.
Um piloto inglês retorna para casa no Natal. Durante a viagem o avião sofre uma pane e o sistema de comunicação não funciona.
Quando o desastre parecia iminente, surge um avião em meio à escuridão e o guia a um pouso tranquilo. Quem seria o aviador que lhe salvou a pele? Leia e descubra.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Banana brava
Título: Banana brava
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Páginas: 176
Conheça a história de Joel e Gregorão, personagens dos garimpos e das selvas brasileiras. Gregorão é um brutamontes, muita força e pouco juízo, capaz de usar a picareta com apenas uma das mãos e não obedece a ninguém, exceto Joel. Este, um rapaz franzino, mas com juízo suficiente para os dois.
A dupla alia força e inteligência, percorrendo as regiões de garimpo, procurando a riqueza que nunca chega, ou simplesmente tentando se esconder da vida. A história desta amizade, as dificuldades enfrentadas e o relato da crueldade do garimpo fazem deste, um livro inesquecível.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Os crimes ABC
Título: Os crimes ABC
Autor: Agatha Christie
Páginas: 272
Este livro não é dos mais conhecidos de Agatha Christie, mas não deixa de ter seu encanto.
Um assassino seleciona suas vítimas por ordem alfabética (tanto no nome, como na cidade) e, pior das audácias, sempre avisa a Hercule Poirot o local de seu próximo assassinato.
Capturar este maníaco e desvendar essa fixação na escolha das vítimas são as tarefas do herói detetive.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
O jovem fazendeiro
Título: O jovem fazendeiro
Autor: Laura Ingalls Wilder
Página: 258
Este livro conta a história de Almanzo Wilder que viria a ser o marido da autora. Assim como a família de Laura, a de Almanzo também é da zona rural. Almanzo demonstra desde cedo a vocação para cuidar dos animais da fazenda e, assim, como o pai, faz tudo com perfeição e carinho.
A realidade das fazendas americanas não é tão fácil como se imagina e o livro mostra com maestria as dificuldades diárias enfrentadas pelos fazendeiros.
domingo, 21 de dezembro de 2008
Perigo de vida
Título: Perigo de vida
Autor: Alfred Hitchcock
Páginas: 266
13 contos policiais e de suspense fazem parte deste livro. Algumas de pesadelo, outras de investigação, algumas com toque de humor, outras em lugares sinistros. Em suma, uma variedade de histórias para todos os gostos possíveis.
Como sempre, prefiro algumas: "Aquela noite de segunda-feira" e "Ladrões de bazar".
sábado, 20 de dezembro de 2008
Xadrez, truco e outras guerras
Título: Xadrez, truco e outras guerras
Autor: José Roberto Torero
Páginas: 186
Neste livro da coleção Plenos Pecados o autor utiliza a Guerra do Paraguai para falar sobre a ira.
Os personagens não têm nomes. Eles são chamados como: a mulher, o soldado, o coronel, o rei, etc e você irá descobrir que, do soldado ao rei, a ira está presente em todos eles. Qual o sentido da guerra? O livro não responde à pergunta mas, de forma irônica, apresenta algumas possibilidades.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
A pérola
Título: A pérola
Autor: John Steinbeck
Páginas: 116
Um livro sobre a ambição humana.
Um pobre camponês, uma esposa e um filho, uma vidinha simples. O filho é picado por um escorpião e o homem se desespera porque não tem dinheiro para cuidar da saúde do menino. Vai ao mar à procura de pérolas e, milagrosamente, encontra a maior pérola que já se viu. Com isso imagina que todos os seus problemas tenham terminado e ele poderá ser um homem rico e feliz.
Mas os seus problemas estavam apenas começando... Um livro pequeno, simples e fabuloso.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Um amigo no escuro
Título: Um amigo no escuro
Autor: Marcia Kupstas
Páginas: 72
Literatura infanto-juvenil.
A falta de luz no bairro deixou Luciana completamente chateada. Agora não há como a adolescente ouvir música, ver TV ou qualquer coisa do gênero. Só uma coisa está funcionando: o telefone.
Para se divertir resolve brincar de roleta-russa com o telefone: disca um número qualquer e, conversa vai, conversa vem, ela vai descobrir que o seu problema não é nada em comparação com o da outra pessoa.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
O oitavo passageiro (Alien)
Título: O oitavo passageiro (Alien)
Autor: Alan Dean Foster
Páginas: 224
Clássico da ficção científica. A tripulação do rebocador espacial NOSTROMO volta à terra quando recebe um pedido de socorro vindo de um planeta desconhecido. Os astronautas resolvem investigar o tal pedido e tarde demais descobrem tratar-se de uma armadilha. Daí até o final do livro a tripulação da nave se vê às voltas com um alienígena disposto a acabar com todos.
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
As mais belas parábolas de todos os tempos - volume II
Título: As mais belas parábolas de todos os tempos - vol. II
Autor: Alexandre Rangel
Páginas: 292
Segundo volume da série "As mais belas parábolas". Este livro também traz uma variedade imensa de histórias, algumas engraçadas, outras sérias, porém todas com algum ensinamento ou reflexão.
Minhas favoritas: "A medalha do aprendizado", "A lição do fogo" e ainda "A parábola dos porcos assados" que, apesar de bem grande em comparação com as demais, é extremamente sutil e inteligente.
domingo, 14 de dezembro de 2008
O homem demolido
Título: O homem demolido
Autor: Alfred Bester
Páginas: 206
Este livro é uma mistura de romance policial e ficção científica. Século 24, pessoas com
capacidade para "leitura da mente" e espionagem industrial constituem o teor do livro.
Um rico industrial mata seu concorrente e o restante do livro é o embate entre a polícia tentando
capturar o criminoso e este último tentando evadir-se, tudo isso em meio às novas tecnologias do
futuro.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Ana Karênina
Título: Ana Karênina
Autor: León Tolstoi
Páginas: 748
A personagem principal tem tudo que uma mulher poderia querer: riqueza, beleza, posição social e uma família perfeita. Nada disso a impede, porém, de jogar tudo às favas e partir para uma aventura arrebatadora com o conde Vronski, abandonando o marido e o filho pequeno.
Paralelamente corre a história de Lievin, um proprietário de terras rurais, atormentado por dúvidas religiosas e apaixonado pela bela Kitty. O desfecho da história de ambos é completamente diferente.
Este é um clássico da literatura mundial e já teve várias adaptações para o cinema.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Histórias de mau agouro
Título: Histórias de mau agouro
Autor: Alfred Hitchcock
Páginas: 208
Novamente mais uma coleção de contos policiais selecionados pelo mestre Hitchcock. Aqui estão
presentes 14 contos repletos de suspense, mistério e crimes, muitos crimes.
Poucas histórias me chamaram a atenção desta vez. Fico oscilando entre "Mulher com um hobby" e
"Passado morto", entretanto há vários autores bons na lista.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
As línguas do mundo
Título: As línguas do mundo
Autor: Charles Berlitz
Páginas: 308
Este livro é um apanhado sobre as várias línguas existentes e suas inúmeras variações. Na verdade o livro é um compêndio de "curiosidades linguísticas". Aqui você fica sabendo as línguas mais faladas, como surgiram e como se transformaram, palavras curiosas, palíndromos, códigos militares, linguagens secretas e tantas outras "inutilidades".
O último capítulo discorre sobre a possibilidade de uma futura língua mundial, suas vantagens e dificuldades de aceitação.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Grande Hotel
Título: Grande Hotel
Autor: Vicki Baum
Páginas: 284
Contraste no maior hotel de Berlim: de um lado a aparente agitação e alegria das pessoas e por outro lado a realidade da tristeza e solidão dos hóspedes. Uma bailarina em decadência, um modesto empregado de escritório, um barão bonito e sedutor que vive de roubar os hóspedes, um ex-médico de guerra que vive esperando cartas que nunca chegam.
Todos estes personagens têm suas vidas entrelaçadas nos corredores e aposentos deste imenso hotel. Mas no fundo o que todos sentem mesmo é a solidão...
Trechos interessantes:
"Quando a gente é jovem, pensa: mais tarde... Mais tarde lamentamos: antigamente é que eu vivia. Quando estamos aqui, imaginamos a vida na Índia, na América, no Popocatepetl ou em outro lugar qualquer. Mas, quando nos encontramos lá, a vida acabou de passar por ali e desaparecer, ficando à nossa espera aqui, aqui mesmo, de onde nós fugimos". (pág. 45)
"O que não posso ir buscar com minhas próprias mãos, tenho a impressão de que não é meu". (pág. 88)
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Dupla exposição: Stanislaw Sérgio Ponte Porto Preta
Título: Dupla exposição: Stanislaw Sérgio Ponte Porto Preta
Autor: Renato Sérgio
Páginas: 336
Biografia completa deste que foi um dos maiores escritores/humoristas do país. Suas frases sempre ferinas, o lado boêmio, o galanteador, o apaixonado por jazz, tudo está presente nesta grande obra.
Ao ler suas histórias concluímos que o criador do "festival de besteiras que assola o país" teria, ainda hoje, um prato cheio para suas crônicas.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Não me desminta o faraó
Título: Não me desminta o faraó
Autor: Pedro Sérgio dos Santos
Páginas: 142
Cidade pequena, gente interiorana, vidinha simnples. Um novo personagem chega à cidade (Pai Miguel de Oxalá) trazendo preocupação ao pastor local que vê ali a mão do demônio tentando diminuir a fé daquele povo.
A implicância do pastor em relação ao pai-de-santo faz surgir diversas catástrofes, semelhantes às dez pragas do Egito.
domingo, 7 de dezembro de 2008
Madame Bovary
Título: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Páginas: 258
Ema Bovary é uma mulher casada, ansiosa por descobrir coisas novas e que não suporta a monotonia. Cansada da rotina do casamento, envolve-se com o proprietário de um castelo da região. Abandonada pelo amante, tem a saúde debilitada, forçando o marido a contrair dívidas para restabelecê-la, sem sucesso.
O livro foi escrito em 1857 e rendeu a Gustave Flaubert um processo por "ofensa à moral pública e religiosa".
sábado, 6 de dezembro de 2008
Anjos e demônios
Título: Anjos e demônios
Autor: Dan Brown
Páginas: 464
Uma arma tecnológica é roubada e, com ela, uma antiga sociedade secreta pretende destruir o Vaticano, às vésperas de uma eleição papal. Em meio ao caos que se formou, nosso herói fica perambulando de um local a outro, enfrentando as mais diversas dificuldades, na tentativa de resolver este enigma.
Outro grande sucesso de Dan Brown, cheio de mistério, suspense e reviravolta, como é do seu estilo. Imperdível, para os fãs do gênero.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Buda
Título: Buda
Autor: Deepak Chopra
Páginas: 246
O livro conta a história do príncipe Sidarta Gautama (que posteriormente se tornaria Buda) mostrando seus temores, dúvidas e sonhos. A história está divida em 3 partes: Sidarta, o príncipe; Gautama, o monge e Buda, o compassivo.
Desconheço a história de Buda, por isso não sei dizer o quanto do livro é ficção e o quanto é realidade, mas, independente disso, a história é retratada de maneira sublime e magnífica.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
A expansão da memória
Título: A expansão da memória
Autor: Luís Carlos Eiras
Páginas: 152
Este livro tem como subtítulo "A sátira da informática" e é essa a idéia central. Uma grande usina precisa aumentar a capacidade de processamento de seus computadores e tem um prazo limite de uma semana para realizar a tal "expansão de memória". É claro que nesse período acontecem todos os contratempos possíveis, dificultando a ralização da tarefa.
O livro foi escrito em 1986, por isso a noção de computador naquela época é bem diferente da realidade de hoje, mas os problemas são similares (e as equipes de manutenção também).
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
A mais remota lembrança
Título: A mais remota lembrança
Autor: Fred D'Aguiar
Páginas: 142
Whitechapel é um escravo de uma fazenda de algodão do estado da Virgínia, no final do século XVIII. O livro narra as lembranças desse escravo, rememorando todas as fases de sua vida, a crueldade, as injustiças, a morte do filho, refletindo sobre o sentido da vida humana.
O livro é dividido em capítulos e cada um dos capítulos é narrado sob a ótica de cada um dos personagens, dando um sentido peculiar à narração.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
13 histórias qua até a mim assustaram
Título: 13 histórias que até a mim assustaram
Autor: Alfred Hitchcock
Páginas: 284
Os livros desta série sempre apresentam títulos chamativos, porém nada mais é que apelo comercial. São contos policiais, em sua maioria, simples, algum ou outro com um leve toque de sobrenatural, nada mais. O grande interesse para mim é que aqui estão reunidos dois dos gêneros que mais aprecio: conto e romance policial.
São 13 contos (a maioria, na minha concepção, de bom gosto) entre os quais eu destaco "Cidade difícil".
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
O planeta do Sr. Sammler
Título: O planeta do Sr. Sammler
Autor: Saul Bellow
Páginas: 304
Sammler é um velho judeu, sobrevivente de um campo de concentração, que mora em Nova Iorque e convive diariamente com coisas que não entende: assaltos, depredação, licenciosidade.
Apesar de viver numa metrópole, prefere o isolamento e, mesmo morando com a filha Angela, prefere a companhia do amigo Gruner.
Mesmo tendo sobrevivido ao campo de concentração, Sammler descobre que há outros tipos de campos de concentração pelo mundo afora.
domingo, 30 de novembro de 2008
O caçador de pipas
Título: O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Páginas: 366
Na década de 70 no Afeganistão, Amir e Hassan são grandes amigos, apesar da diferença na posição social de ambos. Amir é rico enquanto Hassan é filho do empregado e não sabe ler nem escrever. Durante a invasão soviética, Amir e o pai fogem para os Estados Unidos e, vinte anos depois, Amir retorna para tentar se redimir com seu amigo.
Este livro é um gande sucesso de crítica e público e, evidentemente, nenhum resumo conseguirá sintetizar toda a beleza e emoção contidas no livro, daí sugiro a sua leitura integral.
sábado, 29 de novembro de 2008
Fim do jogo
Título: Fim do jogo
Autor: Frank Peretti e Ted Dekker
Páginas: 298
Sete pessoas presas numa casa longe de tudo e de todos. Um assassino à espreita. Um jogo estranho com regras mais estranhas ainda. "Ao amanhecer todos vão morrer. Se me derem um corpo, dois podem sair". O tempo está se esgotando e ninguém consegue encontrar uma maneira de sair do labirinto de salas e corredores no porão da casa.
Suspense psicológico com um toque de sobrenatural, prendendo a atenção do leitor desde as páginas iniciais.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
As mais belas parábolas de todos os tempos - volume I
Título: As mais belas parábolas de todos os tempos - vol. I
Autor: Alexandre Rangel
Páginas: 268
Este é o primeiro volume da coletânea organizada por Alexandre Rangel, englobando pequenas histórias que não possuem autores definidos, são amplamente conhecidas e sintetizam um ensinamento ou lição de vida.
É um livro para se ler aos poucos, saboreando cada nova parábola e procurando adaptá-la ao seu cotidiano. Entre as inúmeras parábolas excelentes eu destaco: "O mundo e o homem", "Agindo conforme a natureza" e "O vestido azul".
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Uma casa na campina
Título: Uma casa na campina
Autor: Laura Ingalls Wilder
Páginas: 264
Este é o segundo volume desta série. A família Ingalls se muda da casa da floresta no Wisconsin, rumo ao oeste americano, a região dos índios.
A dificuldade em se instalar em uma região deserta, a presença constante de lobos e índios e a falta de apoio do governo americano em facilitar a colonização da área fizeram com que, após um ano de árdua batalha, a família Ingalls abandonasse a casa na campina.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
O meu pé de laranja lima
Título: O meu pé de laranja lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Páginas: 196
Este é, sem dúvida, o maior sucesso de José Mauro de Vasconcelos. Conta, de forma romanceada, a infância do autor. De família pobre, pai desempregado, mãe trabalhando numa fábrica, o menino Zezé não tinha amigos, a não ser um pequeno pé de laranja lima.
Não há como não se emocionar ao ler a história do pequeno Zezé. Esse menino, que adora traquinagens e vive se metendo em confusão, tem uma pureza no coração e uma ingenuidade que fazem derreter qualquer coração. Este livro é uma lição de vida e uma deliciosa recordação dos bons tempos idos.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Carrie
Título: Carrie
Autor: Stephen King
Páginas: 186
Carrie é uma garota de 16 anos, sem iniciativa, dominada pela mãe, mas que possui um alto poder de telecinética. Sua mãe é uma fanática religiosa que vê pecado em tudo.
No dia da formatura, Carrie é humilhada na frente de todos pela "garota rica" da história e, furiosa, usa seu poder de telecinética para acabar com a escola, a cidade e, é claro, a garota rica também.
Primeiro livro de Stephen King demonstrando, logo de início, segurança e coerência na condução da história, além de estilo próprio.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Assassinato no Expresso do Oriente
Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie
Páginas: 190
Um milionário foi assassinado no imponente Expresso do Oriente. Todas as circunstâncias indicam que o criminoso é um dos passageiros do trem. À primeira vista, um caso insolúvel, não fosse pela presença de Hercule Poirot, o famoso detetive belga...
Este é um dos livros mais conhecidos da autora e, se você não conhece a história, verá que somente uma mente brilhante como a do famoso detetive Poirot poderia desvendar um caso tão complexo, chegando a uma conclusão impressionante.
domingo, 23 de novembro de 2008
Redações perigosas II - a fome
Título: Redações perigosas II - a fome
Autor: Telma Guimarães Castro Andrade
Páginas: 102
Livro dedicado ao público infanto-juvenil. A professora solicita uma redação de seus alunos e isso acaba sendo o ponto de partida para uma grande aventura envolvendo mistério, ação e comédia.
Leitura agradável e simples, indicada para aqueles que ainda não aprenderam apreciar o gosto pela leitura.
sábado, 22 de novembro de 2008
O melhor das comédias da vida privada
Título: O melhor das comédias da vida privada
Autor: Luis Fernando Verissimo
Páginas: 294
Aqui estão reunidas várias crônicas do livro "Comédia da vida privada" e ainda algumas novas crônicas. De acordo com a similaridade, as crônicas foram separadas em 7 grupos, propiciando ao leitor a facilidade em encontrar crônicas mais ou menos relacionadas.
Luis Fernando Verissimo é um cronista experiente, cujo estilo já se tornou conhecido do grande público. Suas crônicas apresentam a dose certa de ironia e sutileza e este livro não foge à regra.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
A saga do Colorado
Título: A saga do Colorado
Autor: James Michener
Páginas: 916
O livro é uma verdadeira aula de história desta região dos Estados Unidos. Mostra desde o surgimento das montanhas, desbravamento, povoação e colonização, descrevendo toda a história até os dias atuais.
E o que mais me impressionou foi o trabalho de pesquisa do autor: ele discorre sobre geologia, índios, surgimento de cidades, pecuária, agricultura, ferrovias, tudo isso de forma extremamente competente.
O enredo do livro começa de forma morosa, mas logo vai se engrenando e, quando você vê, já tomou gosto pela história.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Os miseráveis
Título: Os miseráveis
Autor: Victor Hugo
Páginas: 1288
Jean Valjean foi condenado por roubar comida e, após receber liberdade condicional, passa a ser marginalizado e desacredita no ser humano. Um bispo o trata com muita bondade e o faz mudar seu ponto de vista. Torna-se um comerciante respeitado, porém, pelo fato de não seguir os termos da condicional, passa a ser perseguido por um oficial de polícia.
E isto é apenas o começo deste clássico da literatura francesa, que retrata um painel da França em meio à Revolução Francesa.
Ao procurar o livro, fuja da versão compacta e procure o original. Apesar de mais de 1200 páginas a leitura flui com facilidade e você não perderá nada desta magnífica obra.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
O fio da navalha
Título: O fio da navalha
Autor: William Somerset Maugham
Páginas: 448
Um jovem de classe alta retorna da Primeira Guerra Mundial transtornado, após presenciar a morte de seu melhor amigo. Abandona a vida nababesca que levava e parte para a Índia e o Nepal, procurando um sentido para a vida.
O livro é um dos melhores dramas sobre a natureza humana e a narrativa vai, pouco a pouco, envolvendo o leitor.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
O mundo de Sofia
Título: O mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Páginas: 550
O livro nos mostra, de forma romanceada, toda a evolução da filosofia. Os pensamentos dos grandes filósofos como Aristóteles, Descartes, Kant, Freud e tantos outros são permeados por entre a história.
Aliás, o livro nos mostra uma história dentro de outra história, um recurso interessante usando pelo autor para realçar os ensinamentos filosóficos. Embarque nesta viagem e conheça o mundo de Sofia.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
1984
Título: 1984
Autor: George Orwell
Páginas: 278
Uma obra-prima da ficção. O livro foi escrito em 1948 e a história se passa no "futuro" ano de 1984. O mundo está então resumido a três grandes países, que estão constantemente em guerra. Neste mundo futuro o cidadão em si não existe: liberdade, pensamentos, família e sentimentos foram totalmente aniquilados.
O cidadão vive todo o tempo sob o olhar do Grande Irmão (Big Brother); o curso da história é constantemente modificado para atender aos interesses do partido; qualquer "crime" contra o partido é denunciado impiedosamente e assim por diante.
É uma história de ficção, escrita há muito tempo e que, mesmo nos dias de hoje, tem muito de realidade.
domingo, 16 de novembro de 2008
Sem perdão
Título: Sem perdão
Autor: Frederick Forsyth
Páginas: 242
Este livro apresenta uma seleção de 10 contos do romancista inglês, Frederick Forsyth. Forsyth está entre os meus escritores preferidos e suas obras sempre têm leituras agradáveis e fáceis.
Todos os contos são bons, é claro, mas sempre há aqueles que nos chamam mais a atenção, aqueles que se enquadram mais em nosso gosto particular. Neste caso, os meus contos favoritos são: Sem perdão, Dinheiro sob ameaça e Privilégio.
sábado, 15 de novembro de 2008
O assassinato de Roger Ackroyd
Título: O assassinato de Roger Ackroyd
Autor: Agatha Christie
Páginas: 264
Gosto muito dos livros de Agatha Christie. Por mais fantasiosos que sejam, eles conseguem prender a atenção do leitor desde as páginas iniciais, levando o mesmo a tentar desvendar a trama idealizada pela autora. Não é necessário dizer que, na grande maioria das vezes, o leitor não passa sem perto de encontrar a solução.
Neste livro, Roger Ackroyd é encontrado morto em seu escritório. Como sempre, suspeitos não faltam. Mas todos têm álibis perfeitos. Quem seria o assassino? Se você ainda não leu o livro, garanto que vai se surpreender com a resposta.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Canoas e marolas
Título: Canoas e marolas
Autor: João Gilberto Noll
Páginas: 108
Livro da coleção "Plenos Pecados", retratando a preguiça. Conta a história de um homem que chega a uma ilha procurando a filha que nunca conheceu.
Tenho que admitir: o autor conseguiu seu objetivo. Este foi um dos poucos livros que tive preguiça de ler. A história é muito "amarrada", repetitiva e fica aquela sensação de angústia em ler e não ver a história se desenvolver. A história em si não empolga, mas o pecado é retratado com precisão.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
O código Da Vinci
Título: O código Da Vinci
Autor: Dan Brown
Páginas: 428
Sim, eu também li o Código Da Vinci (e também os outros livros de Dan Brown). E, contrariando a opinião de muitos, gostei do livro. Claro que, analisando como ele deve ser: um romance.
O autor se utilizou de uma polêmica religiosa para promover e difundir o seu livro, o que, na minha opinião, foi uma bem elaborada estratégia de marketing.
Deixando de lado as questões religiosas, como um romance foi muito bem escrito pois soube prender o leitor da primeira à última página. A história do professor de simbologia e sua assistente correndo pelas ruas de Paris resolvendo enigmas e tentando escapar dos perseguidores é eletrizante.
Já o filme eu não gostei. Acho que, se a pessoa não ler o livro, dificilmente entenderá o filme.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
"O corvo" e suas traduções
Título: "O corvo" e suas traduções
Autor: Ivo Barroso (Edgar Allan Poe)
Páginas: 145
Sempre fui fascinado pelo poema "O corvo" de Edgar Allan Poe. A métrica exibida e a atmosfera sobrenatural me encantaram, assim como também o refrão "nunca mais" repetido pela ave.
Este livro nada mais é que a reunião do poema na versão original e de várias versões em português (inclusive Machado de Assis e Fernando Pessoa) e ainda duas versões em francês.
Imperdível para quem aprecia a poesia desse genial escritor.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
O teorema do papagaio
Título: O teorema do papagaio
Autor: Denis Guedj
Páginas: 502
O autor cria uma história de mistério e ação onde a principal personagem é a matemática. Toda a história da matemática é contada de maneira magistral, na forma de um romance.
Regras, teorias, curiosidades, sistemas de numeração, matemáticos famosos, tudo isso de uma forma alegre e descontraída. Esse é um livro recomendado, principalmente, para quem não gosta de matemática, pois irá encontrar uma outra forma de conhecer a disciplina.
Assinar:
Postagens (Atom)