sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Arte de Correr na Chuva

Título: A arte de correr na chuva
Autor: Garth Stein
Páginas: 304

Este é um livro que comprei com base apenas no título, sem nenhuma noção do seu conteúdo (às vezes acontece isso, acho um título interessante e compro sem mais nem menos - de vez em quando acerto, na maioria das vezes, quebro a cara).
Mas esta sem dúvida foi uma grata surpresa: o livro é maravilhoso e ainda por cima faz referências ao nosso eterno ídolo Ayrton Senna (o "correr na chuva" do título refere-se a isso, e eu nem liguei uma coisa com a outra...).
Mais interessante ainda por se tratar de uma história contada sob o ponto de vista de um cachorro... não há como não se emocionar.
Enzo é o nome do cachorro e o livro conta a história de seu relacionamento com seu único dono: Denny. Denny é um piloto de corrida, fã de Ayrton Senna, e trata seu cachorro como se fosse uma pessoa, tornando-se verdadeiros amigos. A história conta a vida de Denny, seu casamento, a dificuldade de ingressar no círculo das corridas, o nascimento da filha, a morte da esposa e a luta para manter a filha, enfrentando os sogros que lutam pela custódia da neta.
Este é o resumo, mas a história com certeza é muito mais sentimental e agradável, fazendo com que você pense seriamente na maneira como você está tratando o SEU animal.

domingo, 4 de julho de 2010

A Cidadela

Título: A Cidadela
Autor: A. J. Cronin
Páginas: 422

Andrew Manson é um médico recém-formado, em busca de uma oportunidade profissional. Emprega-se inicialmente como assistente de um médico de uma cidade mineira do sul da Inglaterra e, graças à sua dedicação e conhecimento, vai logo ganhando a simpatia da população.
Inconformado com o sistema médico da Inglaterra, onde o principal objetivo é o dinheiro e não a saúde, sonha em realizar pesquisas sobre doenças pulmonares e atuar ao lado da população.
Após muito esforço, trabalho e dedicação, descobre-se enredado no sistema que tanto combateu, receitando remédios inócuos e preocupando-se apenas com o sucesso financeiro. De repente ocorre um fato que o faz relembrar suas antigas aspirações.
Romance de leitura fácil e agradável e que nos ensina muito sobre o comportamento humano, principalmente, sobre a classe médica, sem ser enfadonho.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Onde estão as crianças?

Título: Onde estão as crianças?
Autor: Mary Higgins Clark
Páginas: 224

Eis aqui um suspense policial que tem tudo para agradar aos fãs do gênero. É um livro pequeno, de leitura simples e história ágil, mantendo o leitor atento, apesar do final previsível.
Nancy Harmon é uma dona de casa com 2 filhos maravilhosos e um marido devotado. Um dia, enquanto brincam no jardim, as crianças desaparecem. A cidade inteira participa da busca às crianças. Porém tudo começa a complicar quando a cidade descobre que Nancy havia sido acusada anteriormente pelo assassinato de seus 2 filhos. E agora? Teria ela matado seus ilhos atuais? Ou seria tudo obra de algum lunático?

Nosso iceberg está derretendo

Título: Nosso iceberg está derretendo
Autor: John Kotter
Páginas: 128

Um grupo de pinguins vive tranquilamente em um iceberg, quando se descobre que o mesmo está derretendo. Assustados com a nova situação, uma equipe é formada para encontrar a melhor solução para o caso. Como em todo grupo, há uma diversidade de opiniões, desde aqueles que aceitam pacificamente as novas mudanças propostas, até aqueles que são radicalmente contra qualquer modificação em seu estilo de vida.

Através desta fábula o autor nos convida a refletir sobre os dilemas que enfrentamos no dia-a-dia, a tentar entender o ponto de vista de outra pessoa e a procurar a melhor solução, que nem sempre é aquela em que acreditávamos.

domingo, 25 de abril de 2010

O símbolo perdido

Título: O símbolo perdido
Autor: Dan Brown
Páginas: 512

Este é mais um sucesso de Dan Brown. Este livro, para alegria dos fãs, segue a mesma linhagem dos seus antecessores: muito suspense, mistério, segredos, reviravolta e tudo o mais necessário para que você não se desgrude do livro até terminá-lo.
O simbologista Robert Langdom é encarregado, desta vez, de decifrar uma pirâmide secular que contém o segredo que a maçonaria vem guardando por todo esse tempo. O que parecia uma simples palestra, de repente, torna-se uma fuga alucinada, envolvendo a CIA, um sequestrador e um monte de enigmas. Para os fãs do gênero, como eu, diversão na certa.
O que mais me intriga nem é mesmo a história, mas o conhecimento demonstrado pelo autor. Sim, pois para se escrever um livro com tantos detalhes, mesmo sendo ficção, há que se ter um bom conhecimento além de boa imaginação.

domingo, 24 de janeiro de 2010

O dom


Título: O dom
Autor: Nikita Lalwani
Páginas: 326

Rumika é uma jovem indiana que vive com os pais na Inglaterra. Ela tem um dom: é um gênio da matemática e, aos 14 anos, prepara-se para a prova especial que a levará direto à universidade. Sob a supervisão do pai, passa o dia envolta na resolução de problemas e mais problemas.
Mas, será que esse é o desejo dela? Ou será apenas o desejo do pai que procura, de alguma forma, através do dom da filha, "compensar" os sofrimentos vividos pelo povo indiano?
Rumika não tem vida social, não vai a festas, não tem amigos, não pode usar as roupas da moda, ou seja, vive na Inglaterra mas está presa aos costumes de seu país. Ela imagina que o acesso à universidade lhe dará a tão sonhada liberdade, mas... mesmo que consiga, não sabe o que fará com ela.
O livro mostra o choque entre duas culturas, com a protagonista desejando ser inglesa e indiana e, ao mesmo tempo, não sendo uma coisa nem outra.